quarta-feira, 13 de março de 2013

Secretária de Educação Amarides participa de conferência nacional do Ministério da Educação em São Paulo

De segunda a quarta-feira, 11-13/03, a secretária de Educação, Cultura e Desporto e presidente da Undime/PB, Amarides Dias esteve participando da Conferência “O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o Sistema Nacional de Educação”.

O evento foi promovido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino (SASE), em parceria com a Faculdade de Educação da USP, como parte das comemorações do 80º Aniversário do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, documento idealizado por 26 educadores e intelectuais brasileiros, em defesa da escola pública, divulgado em 1932.

A programação do evento incluiu uma série de debates sobre os desafios contemporâneos da educação brasileira e a concretização em torno das aspirações do “Manifesto dos Pioneiros”, de modo a oferecer subsídios para a consolidação de linhas e diretrizes objetivando a construção do Sistema Nacional de Educação.

Na 2ª feira, à noite, aconteceu a solenidade de abertura da Conferência, com uma  homenagem póstuma a Fernando de Azevedo, autor do Manifesto dos Pioneiros, um dos fundadores da Universidade de São Paulo, com a participação do Ministro Aloízio Mercadante, do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (ex-ministro da Educação), representantes das seccionais da Undime, professores, estudantes e autoridades educacionais.

Nesta terça, 12, no turno da manhã, houve apresentação das contribuições dos professores Demerval Saviani, Carlos Roberto Jamil Cury, Romualdo Luiz Portela de Oliveira e Paulo Senna para a construção do Sistema Nacional de Educação.

À tarde, participação do Senador Cristovam Buarque, do ex-deputado federal Carlos Augusto Abicalil; e do Secretário de Articulação dos Sistemas de Ensino (SASE), Binho Marques, para a construção do Sistema Nacional de Educação.

A conferência terminou nesta quarta, 13, com o debate entre os autores das contribuições ao Sistema Nacional de Educação e especialistas convidados Maria Beatriz Moreira Luce, Fernando Luiz Abrucio, Bernadete Angelina, Gatti, Jorge Abrahão de Castro, que discutiram, entre outros temas, gestão e planejamento; formação docente, currículo e avaliação; cooperação federativa; financiamento e avaliação, tendo como relatores Moacir Gadotti e Genuíno Bordignon.


Por Amarides Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário