sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho, com prioridade para idosos


A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 1° de junho em todo Brasil. Em Picuí, a meta para gestantes, crianças e trabalhadores da saúde já foi alcançada. O único grupo que ainda está havendo problemas com relação à meta é o dos idosos.

Em entrevista concedida ao Programa da Prefeitura de Picuí, Informativo Municipal, a Coordenadora Municipal de Epidemiologia, Karol Marques, destacou que, para esse grupo prioritário, as estratégias serão mais intensas, tendo em vista o problema de não conscientização dos idosos. “Às vezes, eles (os idosos) ficam esperando a vacina chegar até sua casa ou então não querem tomar. O que nos preocupa é que em muitas situações existe mesmo a resistência para não querer tomar a vacina, tornando o alcance da meta bem difícil”, informou.

Para que a campanha tenha sucesso em Picuí, os vacinadores estão indo de casa em casa e em lugares públicos, como banco, igrejas e eventos, onde está reunido esse grupo de pessoas. “Na ESF 8, por exemplo, nós vacinamos a maioria dos idosos durante o "hiperdia", em que eles vem para pegar medicamentos ou fazer consulta”, destacou.

A população que não faz parte de nenhum dos grupos prioritários e tem o hábito de tomar a vacina, todos os anos, terá que esperar mais um pouco para se vacinar. Karol Marques informa que a vacina protege durante um ano inteiro contra o vírus da gripe que circulou no ano anterior e o vírus H1N1. Até a manhã da última segunda-feira (21), foram vacinadas 13,5 milhões de pessoas no país inteiro, o que representa 44,87% dos 30,1 milhões de pessoas do grupo prioritário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário