domingo, 6 de maio de 2012

NACAD promove aula inaugural sobre o papel da família nos casos de dependência às drogas


Rosemary Farias - no centro - idealizadora do NACAD

Na noite de sexta-feira (04/05), mães, pais, crianças, adolescentes, autoridades e convidados lotaram o auditório municipal para participar da solenidade de abertura dos trabalhos do NACAD - Núcleo de Atenção a Criança e ao Adolescente usuários de Álcool e Drogas - projeto que visa atender o público infanto-juvenil envolvido com o uso e abuso de entorpecentes.

O projeto, idealizado por Rosemary Farias - Secretária Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Chefe de Gabinete do Prefeito Buba Germano -  foi construído após a realização do Diagnóstico Municipal Sobre a Situação da Criança e do Adolescente, em Picuí, o qual mostrou que 3,7% dos meninos e meninas de 7 a 17 anos já apresentam algum grau de dependência. 

Esse mapeamento seguiu uma proposta do Banco Santander que, por meio do Programa "Amigo de Valor", apoia iniciativas e prioridades definidas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, para a promoção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios onde as condições de vida e proteção da população infanto-juvenil são mais críticas. 

Vereador Olímpio Oliveira
Após a aprovação do projeto pelo Banco Santander, outras parcerias importantes foram firmadas, como o apoio da Prefeitura Municipal de Picuí,  através das Secretarias de Educação, Saúde, Planejamento e Assistência Social, do Governo do Estado da Paraíba, por meio do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, e também da Energisa.

"O objetivo é trabalhar a prevenção às drogas. Nós sabemos que temos uma população que está na eminência da vulnerabilidade social e nós temos o dever de estar prevenindo o ingresso dessas crianças nesse mundo das drogas", destacou Patrícia Oliveira, secretária de Promoção e Assistência Social.


A aula inaugural do NACAD foi ministrada pelo vereador Olimpio Oliveira, de Campina Grande, que procurou mostrar a íntima relação dos casos de dependência de álcool e outras drogas com as experiências vividas no seio familiar, tendo como base o resultado do diagnóstico que apontou que o vício, em muitos casos, começa dentre da própria casa.

Famílias beneficiadas com o NACAD
Em turno oposto às aulas escolares, o NACAD vai oferecer oficinas de dança, música e teatro, além da prática de esportes, terapias ocupacionais, cursos profissionalizantes nas áreas de computação, mecânica e serigrafia, e acompanhamento clínico. As atividades envolverão também as famílias das crianças e dos adolescentes, com o acompanhamento da equipe interdisciplinar do NACAD, sob a coordenação de Flávia de Medeiros.


Essas atividades, que terão início segunda-feira (07/05), serão realizadas, temporariamente, no CIEPS, no bairro JK, enquanto a sede do NACAD estiver em construção no Parque Ecológico Cultural Fausto Germano, no bairro Cenecista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário