quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Secretarias de Saúde e Educação preparam “Semana Saúde na Escola”


Nesta segunda-feira (27/02), às 14 horas, foi realizada a reunião de planejamento da SEMANA SAÚDE NA ESCOLA, no auditório da Secretaria de Saúde do Município de Picuí, com a presença de profissionais da Saúde e também da Educação. A “SEMANA SAÚDE NA ESCOLA” é uma iniciativa fruto da parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação que acontecerá todos os anos a partir de 2012. Para este primeiro ano, o tema de mobilização nacional é a PREVENÇÃO DA OBSIDADE.

Entre os dias 05 e 09 de março, próxima semana, o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) de Picuí, formado por uma equipe de profissionais da escola e outra equipe da saúde, ambas gestoras do Programa de Saúde na Escola – PSE, vai desenvolver as seguintes ações em escolas das zonas urbana e rurais do nosso município: avaliação antropométrica, ou seja, pesar e medir os alunos para calcular o Índice de Massa Corporal – IMC, com o objetivo de identificar casos de baixo peso e sobrepeso de alunos que serão encaminhados à Unidade Básica de Saúde para serem acompanhados pelo/a nutricionista; e palestras que vão abordar a promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar e a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas no cotidiano da escola.

“Será de grande importância a realização dessas palestras com relação a hábitos alimentares e comida saudáveis e também sobre o problema do uso de drogas, tendo em vista que nós já sabemos que temos um elevado índice de pessoas que fazem uso de drogas em nosso município. Em relação a isso, já estamos trabalhando desde o ano passado. Vale salientar que nesta semana teremos a parceria da nutricionista Isa, juntamente com os estagiários do Curso de Nutrição da UFCG, Campus de Cuité”, enfatizou a Secretária de Saúde Lúcia Dantas Xavier.

O cronograma de atividades ainda está em fase de conclusão e até sexta-feira (02/03) será divulgado no programa de rádio da Prefeitura de Picuí – Informativo Municipal, que é transmitido de segunda a sexta-feira, às 05 horas da tarde, na Rádio Cenecista 1020 AM. Serão informadas também as escolas que vão ser contempladas com estas ações, bem como as turmas e os turnos.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde na Escola – PSE – acessando o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário