quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Equipe da Saúde da Família 2 realiza Campanha de Combate ao Câncer de Colo do Útero


A Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (14/02), uma Campanha de Combate ao Câncer de Colo do Útero no bairro Limeira.

Segundo Daniela Dantas, enfermeira idealizadora da ação, o evento serviu para alertar as mulheres sobre a importância de fazer, periodicamente, o exame citológico. “Com a realização do exame preventivo é possível diagnosticar o câncer de colo do útero ainda em fase inicial, fato este que facilita o tratamento e eleva em, praticamente, 100% as chances de cura. Foi isso que enfatizamos no encontro", frisou.

Daniela acrescentou ainda que a equipe irá promover outra campanha, ainda no mês de março, pois a receptividade da ação foi muito positiva. “Toda a equipe se empenhou e conseguimos realizar um encontro bem descontraído com muita informação  para chamar a atenção de cada usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) ali presente", concluiu.

Mensalmente, as equipes da saúde da família espalhadas por todo o município disponibilizam o exame para as mulheres em fase sexual ativa.


Saiba mais:

Câncer do colo do útero - É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.

Exame citológico - É a coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha. O material é colocado em uma lâmina de vidro para ser examinado posteriormente num microscópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário