A mostra tem como proposta utilizar a arte como contribuição no fortalecimento de um dos principais segmentos econômicos da região, valorizar a força de trabalho dos garimpeiros e resgatar a sua história, dando a oportunidade para que crianças e adolescentes tenham contato com valores relacionados a sua origem.
A temática da mostra versa sobre a figura humana no garimpo, as ferramentas utilizadas na extração e no beneficiamento e os flagrantes da vida no garimpo. O olhar do artista, o fotógrafo Roberto Pitella, procurou captar a história particular dos garimpeiros, o primitivismo e a carência de evolução tecnológica, e a rotina e as tradições deste povo. Roberto é professor de fotografia e cinema na Escola de Belas Artes no Estado do Paraná, muito premiado nacional e internacionalmente.
O evento, que é idealizado pelo Projeto Filhos da Mãe, de Fátima Macedo, tem como principais apoiadores a Prefeitura Municipal de Picuí, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB, JR Mineração, Mineração do Nordeste - RAMIL, a Cooperativa dos Mineradores de Picuí - COOPICUÍ, entre outros.