quinta-feira, 5 de julho de 2012

Prefeitura promove o II Fórum Comunitário em busca do 3º Selo UNICEF

A Prefeitura Municipal de Picuí promoveu, na manhã desta quarta-feira (04/06), o II Fórum Comunitário Selo UNICEF/Edição 2009-2012. O evento foi uma realização integrada entre a Secretaria de Promoção e Assistência Social, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e a Secretaria de Saúde, com o objetivo de pleitear o 3º Selo UNICEF - Município Aprovado para Picuí.

Após quatro anos, buscando atingir metas para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, através da metodologia do Selo UNICEF, o nosso município passou pela avaliação final das ações propostas e realizadas, com a presença da mediadora do UNICEF, Joelma Oliveira. Conforme a orientação do UNICEF, o município trabalhou, durante esse longo período, para avançar em um grupo de objetivos e indicadores, desenvolvendo atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido (Mobilizador Jéferson Barreto); Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial (Mobilizadora Alessandra); e Esporte e Cidadania (Mobilizadora Carmencita Fernandes).

No II Fórum Comunitário, a articuladora Patrícia Oliveira, secretária de Promoção e Assistência Social, apresentou todo o plano de ações, bem como os mobilizadores apresentaram todas as ações desenvolvidas em cada tema, para a avaliação feita, através de questionários, por um grupo de 45 pessoas da sociedade civil, com categorias específicas. Os questionários e o relatório das ações foram entregues à mediadora do UNICEF para a avaliação final do órgão.

Houveram, ainda, apresentações culturais de crianças e adolescentes: Grupo "Tambores da Alegria" do PETI, do Distrito de Santa; Dança com os estudantes da EMEF Presidente Tancredo de Almeida Neves; Peça teatral com os beneficiários do NACAD (Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente); Representação da cultura afro; e participação de brincantes.


O Prefeito Rubens Germano, para encerrar, apresentou o Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente - NACAD, projeto inovador que visa trabalhar a prevenção do uso de álcool e outras drogas junto às crianças e aos adolescentes de Picuí. O NACAD já está em funcionamento, atendendo 50 crianças e adolescentes, mas, em breve, pretende atender 150, na nova sede que está sendo construída no Parque Ecológico Cultural Fausto Germano, no bairro Cenecista.


Confira as fotos do fórum:


Abertura do II Fórum Comunitário - mesa de honra



Apresentação do Plano de Ação com a articuladora Patrícia Oliveira

Apresentação de brincantes


Apresentação "Educação para a Convivência com o Semiárido"
com o mobilizador Jéferson Barreto

Apresentação "Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial"
com a mobilizadora Alessandra

Apresentação "Esporte e Cidadania"
com a mobilizadora Carmencita Fernandes

Grupo "Tambores da Alegria" - PETI - Distrito Santa Luzia

Dança dos estudantes da EMEF Presidente Tancredo de Almeida Neves

Peça teatral - NACAD

Mediadora do UNICEF, Joelma Oliveira, e o Prefeito Buba Germano

Equipe do II Fórum Comunitário Selo UNICEF 2009/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário