segunda-feira, 2 de julho de 2012

Município de Picui é destaque nacional por ações na área da saúde

Município investe em projetos para melhorar a qualidade de vida da população, com reconhecimento em âmbito nacional e internacional

Brasília - Picuí, cidade localizada no interior da Paraíba, com uma população de 18.222 moradores, viu a mortalidade infantil despencar nos últimos anos. O índice passou de 28 óbitos por mil crianças, em 2004, para 10 por mil, em 2011.

Explicar os motivos de expressivo desempenho não é tarefa simples. Não por uma falha na gestão municipal, e sim, por uma virtude: a administração de Buba Germano (PSDB) definiu que as políticas para a saúde seriam conduzidas de maneira integrada. “Aqui, todas as ações sociais têm a mesma ‘clientela’”, explica o prefeito, tucano desde o início da vida pública, à frente da cidade desde 2005, reeleito em 2008.

De fato, o que se vê em Picuí nos últimos anos é um somatório de projetos na área da saúde – que sobrepõem-se de maneira positiva em sua meta de aprimorar a qualidade de vida da população. Os idosos passaram a contar com academias ao ar livre, de acesso gratuito; para os jovens dependentes de drogas, um moderno núcleo de tratamento foi criado, em local onde antes funcionava um lixão e centros com tecnologia avançada aprimoraram a realização de exames e a confecção de próteses dentárias.

“Na nossa cidade, trabalhamos os Objetivos do Milênio [conjunto de diretrizes estabelecido pela ONU para aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo] de modo integrado. Ouvimos a população, recebemos as demandas e assim iniciamos o projeto. O resultado se traduz em benefícios para os cidadãos”, diz Germano.

A excelência do município é comprovada por medições de caráter nacional e internacional. Conquistou por duas vezes (2006 e 2008) o Prêmio Unicef, entregue às prefeituras que mais contribuem para o desenvolvimento de suas crianças e adolescentes, além de ter sido considerada pelo Ministério da Saúde a segunda melhor cidade do estado em acesso e efetividade dos hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Bebê do Futuro reduziu mortalidade infantil em Picuí

Atenção
Logo em 2005, n primeiro ano de gestão, Germano implantou o projeto Bebê do Futuro. A iniciativa possibilitou às mães carentes da cidade acesso a um kit enxoval, com fraldas, lençóis e banheiras – desde que seguissem uma série de medidas preventivas, como a realização de sete exames pré-natais e o recebimento de vacinas.

Isso fez com que o índice de aleitamento exclusivo (o procedimento mais saudável para alimentação de uma criança) crescesse de 61,8%, em 2004, para 74%, em 2011. Como consequência, a desnutrição infantil teve queda de 9,1%, em 2004, para 1,2%, em 2011. Houve também evolução na imunização até o primeiro ano de vida – 90%, em 2004 para 99%, em 2008.

Parcerias
Os projetos implementados fizeram com que Picuí superasse qualquer barreira “política” que pudesse se impor pelo fato de o prefeito ser de um partido de oposição ao Governo Federal.
“Não tenho dificuldades em solicitar ajuda do Executivo quando percebo que a população precisa. Prioridade, para mim, é atender às necessidades dos picuienses”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário