quinta-feira, 7 de junho de 2012

Picuí sedia o I Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Seridó e Curimataú Paraibano

A Secretaria de Promoção e Assistência Social de Picuí realizou, nesta quarta-feira (06/06), o I Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Seridó e do Curimataú Paraibano. O evento começou às 8h da manhã e terminou por volta das 17h, no Centro Integrado de Educação e Programas Sociais - CIEPS, que fica localizado no bairro JK.

Estiveram presente representantes dos doze municípios da região. Na abertura do evento, sentaram-se à mesa de honra a Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosemary Farias, que representou o Prefeito Buba Germano, a jornalista e assessora Tayana Macedo, que representou a Deputada Estadual e primeira-dama Gilma Germano, ao lado da Secretária de Promoção e Assistência Social, Patrícia Oliveira, do representante do legislativo municipal, Joseilton de Azevedo, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Diva Alves Brasileiro, do Promotor de Justiça, Alcides Amorim, do Secretário Executivo do Conselho Intermunicipal de Saúde do Seridó e do Curimataú Paraibano, Jailson Andrade, da representante dos secretários municipais da região, Socorro Silva, do representante da Gerência de Saúde, Fernando Freitas, do Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Picuí, Roni Rossi, e da representante da 4ª GRE - Cuité, Solange Crispin.

Ainda na abertura, apresentações culturais emocionaram a todos, aonde crianças e adolescentes dos Programas Sociais apresentaram uma dança, ressaltando a vida; professora e aluno do EJA, portadores de deficiência, mostraram a oração do pai-nosso em libras; uma jovem, também portadora de deficiência, cantou a música "É preciso saber viver"; e uma jovem cadeirante fez a leitura de uma mensagem, declarando a alegria de ser mãe.

A programação do evento seguiu com a leitura e aprovação do Regimento Interno do fórum, apresentação dos diagnósticos dos municípios e exposição dialogada, com Hellosman de Oliveira, sobre novas perspectivas e desafios da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU. À tarde, houveram as discussões das propostas nos grupos, pelos seguintes eixos temáticos: a) Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; b) acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; c) Saúde, prevenção, reabilitação, órtese e prótese; d) Segurança, acesso à justiça e padrão de vida e proteção social adequada.

Após a apresentação e aprovação das propostas, foram escolhidos os delegados para o fórum estadual, de onde sairão as políticas públicas que atenderão as pessoas portadoras de deficiência.

Um comentário:

  1. parabens a pref. A secretaria de promoção por estes eventos.

    ResponderExcluir