terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aluna da EMEF Severino Ramos da Nóbrega é selecionada para etapa regional da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa

"Inicialmente o município de Picuí – PB, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto fez a adesão a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - OLP, indicando o Coordenador Pedagógico Marcos Antonio de Farias Dantas como o representante responsável pelo acompanhamento das atividades relativas à Olimpíada. Após este primeiro passo, foi a vez das escolas fazerem a sua adesão, participando as escolas municipais: Felipe Tiago Gomes, Tancredo de Almeida Neves, Severino Ramos da Nóbrega, Ana Maria Gomes, Tertuliano Pereira de Araújo, Macário Zulmiro da Silva e João Belo Alves  e as escolas estaduais: Felipe Tiago Gomes e Professor Lordão.

Posterior a adesão de cada escola, os professores passaram a realizar as oficinas, conforme orienta os cadernos da OLP.  Durante os meses de julho e agosto a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto ofertou aos professores do Ensino Fundamental e Médio, das redes municipal e estadual a formação continuada: Caminhos para o Ensino da Escrita, voltada para os professores inscritos na OLP, tendo como formador o Coordenador Marcos.  A formação buscou a reflexão sobre as práticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretendeu contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

No decorrer da formação, os professores do 5º ano do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) realizaram as oficinas, com base no Caderno do Professor – Orientação para produção de textos, que apresenta uma sequência didática, organizada em oficinas, para o ensino da escrita dos gêneros textuais. As atividades propostas foram realizadas em sala de aula e estão voltadas para o desenvolvimento da competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de textos já publicados, linguagem oral, conceitos gramaticais, pesquisas, produção e aprimoramento de texto dos alunos.

A aluna Jéssica Lopes da Silva, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Renata Santos Silva, produziu uma crônica sobre o tema da OLP “O lugar onde vivo”. Seu texto já passou por três etapas: Comissão Julgadora Escolar, Comissão Julgadora Municipal e Comissão Julgadora Estadual. Nesta terceira etapa, ela concorreu com mais de 300 textos de todo o estado da Paraíba, ficando entre os 04 melhores (semifinalistas) enviados para quarta etapa, denominada etapa Regional, onde estarão os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e respectivos professores.

Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho do­cente. Serão realizados 4 encontros — um para cada categoria — sob a coordenação técnica do Cenpec reunindo professores e respectivos alunos semifinalistas.

Nos encontros da etapa regional os alunos semifinalistas analisarão seus textos com o apoio da equipe técnica responsável pela Olimpíada e de seus professores. Durante os encontros os alunos semifinalistas produzirão, com o apoio da equipe téc­nica responsável pela Olimpíada e de seus professores, outros textos que serão usados para subsidiar a análise e seleção dos semifinalistas.

Os alunos semifinalistas e respectivos professores de todo o Brasil se reunirão em uma capital brasileira, de acordo com a categoria, conforme quadro abaixo:

Categoria
Local do Encontro
Poema
Fortaleza
Memórias
Belo Horizonte
Crônica
Curitiba
Artigo de Opinião
São Paulo

Agora é só torcer para que nossa aluna e professora, durante a estadia em Curitiba, possam expor suas habilidades na produção de textos, leitura, oralidade e reflexão sobre a língua e a linguagem. Tendo, por conseguinte, a seleção para a última etapa (Nacional) e a premiação de vencedoras". Parabéns!

Marcos Antonio de Farias Dantas
Representante Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa.



O QUE É A OLIMPÍADA?
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social (FIS), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A união de esforços do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil visa um objetivo comum: proporcionar ensino de qualidade para todos. A OLP desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário