quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Picuí sedia III Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas do Seridó

O III Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó aconteceu em Picuí, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, localizada no bairro Monte Santo. O objetivo foi unir os 54 municípios da Mesorregião do Seridó e proporcionar a discussão, entre diversos órgãos públicos e sociedade civil, sobre o problema das drogas em nosso meio.

O evento teve a organização da Prefeitura Municipal de Picuí e da ONG Tulipa, do Rio Grande do Norte, em parceria com o Banco Santander, o Governo do Estado da Paraíba e o Governo Federal. Diversas autoridades estiveram presentes, como o Prefeito Buba Germano e a Deputada Estadual Gilma Germano, que participaram de todos os dias do fórum, o Promotor de Justiça Alcides Amorin, a secretária de Educação Amarides Dias, a secretária de Assistência Social Patrícia Oliveira, a secretária de Planejamento Rosemary Farias, o secretário de Saúde Alfredo Dantas, o secretário de Infraestrutura Karkon Oliveira, a diretora dos Programas Sociais Mary Ann, a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Elma Calado, o secretário estadual de saúde Waldson de Souza, entre outros.

Nos três dias de encontro, foram proferidas diversas palestras com importantes profissionais da área de discussão das drogas, como: o Coordenador do Observatório do Crack e da área de estudos da Confederação Nacional dos Município, Eduardo Stranz; o Juiz de Direito Marcus Vinícius Pereira Jr; a psicóloga Alice Maria Soares; a psicóloga Shirlene Queiroz de Lima; a psicóloga Laurencita Limeira Espintola; o comunicólogo Crisvalter Rogério de Araújo Medeiros; o advogado e psicólogo Deusimar Wanderley Guedes; e o Deputado Federal e 1º Vice-Presidente da Comissão Especial de Combate às Drogas - CEDROGA - do Congresso Nacional, Wilson Santiago Filho.

Durante os dias do fórum, houveram várias apresentações artísticas de crianças e adolescentes, como a dança e o teatro do Núcleo de Apoio à Criança e Adolescente - NACAD, as danças do grupo Agape, da igreja Brasil para Cristo, e o grupo Tambores da Alegria. Foram também compartilhados diversos testemunhos de dependentes químicos em recuperação, de Picuí e de outros municípios.

No terceiro dia, os participantes se dividiram nas oficinas temáticas para discutir e apresentar propostas de políticas públicas, nos seguintes eixos: Conselhos como espaços de participação e controle social; Aspectos socioculturais relacionados ao uso de álcool e outras drogas; Prevenção: novas formas de pensar e enfrentar o problema; As drogas e os meios de comunicação; Redução de danos; Tratamento; A política e a legislação brasileira sobre drogas; Fé e prevenção; Impacto do turismo na vulnerabilidade e os desafios da exploração sexual e uso de drogas.

Durante as noites do III Fórum sobre Drogas, os participantes e toda a população picuiense puderam visitar a "Feira de Conhecimento", que mostrou experiências no combate às drogas, e curtir as apresentações musicais de artistas locais, como Harisson Barros e Pagodão Swingueira. Apresentaram-se também, na Praça de Eventos, as Fanfarras dos Programas Sociais do Distrito de Santa Luzia e da zona urbana.

As discussões ocorridas no III Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó resultarão na elaboração de um documento que será encaminhado ao Governo Federal.

Confira as fotos do evento:














Para ver mais fotos do evento, clique no link abaixo:
https://picasaweb.google.com/lh/webUpload?uname=110106117425086577396

Nenhum comentário:

Postar um comentário