quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Prefeitura e CENDAC entregam certificados de conclusão de cursos profissionalizantes

Na noite da última terça-feira (23/10), aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de três cursos profissionalizantes que foram oferecidos pela Secretaria de Promoção e Assistência Social, em parceria com o CENDAC - Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente, no ano de 2012.

A cerimônia ocorreu no auditório municipal, onde estiveram presentes cerca de 50 concluintes dos cursos de Estética Facial e Corporal, Auxiliar Administrativo e Revestimento em Piso e Textura em Parede. Para a entrega dos certificados, estiveram presentes representantes do CENDAC, todos os instrutores e a secretária de Promoção e Assistência Social Patrícia Oliveira.

Segundo informações da coordenadora dos cursos na Secretaria de Promoção e Assistência Social Celiana da Costa Araújo, cada curso teve duração de três meses, com carga horária de 200 h/a, tendo suas aulas realizadas no Centro Social Abílio César e no CREAS.

"Ao longo desses últimos dois anos, nós temos buscado firmar parcerias com instituições como o SENAI, o SENAC, o CENDAC agora, o IFPB com o PRONATEC, para dar oportunidades de profissionalização à nossa população. Para nós da Secretaria de Promoção e Assistência Social, é um prazer muito grande também porque estamos fazendo parte da missão da secretaria que é gerar oportunidade de emprego, de renda, de trabalho. Nos depoimentos dos alunos, alguns colocaram que já estão trabalhando, outros estão tendo oportunidades de forma autônoma. Isso é fruto de um trabalho, com esforços coletivos. Parabenizo à equipe técnica da secretaria e agradeço ao prefeito Buba Germano pelo empenho nesse serviço", falou a secretária de Promoção e Assistência Social Patrícia Oliveira.

Os próximos cursos a serem oferecidos, em parceria com o CENDAC, serão para cuidadores de idosos e edição de vídeos com o programa Movie Maker. Em breve, as inscrições estarão abertas na Secretaria de Promoção e Assistência Social.

Para ampliar, clique na foto:











































terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aluna da EMEF Severino Ramos da Nóbrega é selecionada para etapa regional da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa

"Inicialmente o município de Picuí – PB, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto fez a adesão a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - OLP, indicando o Coordenador Pedagógico Marcos Antonio de Farias Dantas como o representante responsável pelo acompanhamento das atividades relativas à Olimpíada. Após este primeiro passo, foi a vez das escolas fazerem a sua adesão, participando as escolas municipais: Felipe Tiago Gomes, Tancredo de Almeida Neves, Severino Ramos da Nóbrega, Ana Maria Gomes, Tertuliano Pereira de Araújo, Macário Zulmiro da Silva e João Belo Alves  e as escolas estaduais: Felipe Tiago Gomes e Professor Lordão.

Posterior a adesão de cada escola, os professores passaram a realizar as oficinas, conforme orienta os cadernos da OLP.  Durante os meses de julho e agosto a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto ofertou aos professores do Ensino Fundamental e Médio, das redes municipal e estadual a formação continuada: Caminhos para o Ensino da Escrita, voltada para os professores inscritos na OLP, tendo como formador o Coordenador Marcos.  A formação buscou a reflexão sobre as práticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretendeu contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

No decorrer da formação, os professores do 5º ano do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) realizaram as oficinas, com base no Caderno do Professor – Orientação para produção de textos, que apresenta uma sequência didática, organizada em oficinas, para o ensino da escrita dos gêneros textuais. As atividades propostas foram realizadas em sala de aula e estão voltadas para o desenvolvimento da competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de textos já publicados, linguagem oral, conceitos gramaticais, pesquisas, produção e aprimoramento de texto dos alunos.

A aluna Jéssica Lopes da Silva, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Renata Santos Silva, produziu uma crônica sobre o tema da OLP “O lugar onde vivo”. Seu texto já passou por três etapas: Comissão Julgadora Escolar, Comissão Julgadora Municipal e Comissão Julgadora Estadual. Nesta terceira etapa, ela concorreu com mais de 300 textos de todo o estado da Paraíba, ficando entre os 04 melhores (semifinalistas) enviados para quarta etapa, denominada etapa Regional, onde estarão os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e respectivos professores.

Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho do­cente. Serão realizados 4 encontros — um para cada categoria — sob a coordenação técnica do Cenpec reunindo professores e respectivos alunos semifinalistas.

Nos encontros da etapa regional os alunos semifinalistas analisarão seus textos com o apoio da equipe técnica responsável pela Olimpíada e de seus professores. Durante os encontros os alunos semifinalistas produzirão, com o apoio da equipe téc­nica responsável pela Olimpíada e de seus professores, outros textos que serão usados para subsidiar a análise e seleção dos semifinalistas.

Os alunos semifinalistas e respectivos professores de todo o Brasil se reunirão em uma capital brasileira, de acordo com a categoria, conforme quadro abaixo:

Categoria
Local do Encontro
Poema
Fortaleza
Memórias
Belo Horizonte
Crônica
Curitiba
Artigo de Opinião
São Paulo

Agora é só torcer para que nossa aluna e professora, durante a estadia em Curitiba, possam expor suas habilidades na produção de textos, leitura, oralidade e reflexão sobre a língua e a linguagem. Tendo, por conseguinte, a seleção para a última etapa (Nacional) e a premiação de vencedoras". Parabéns!

Marcos Antonio de Farias Dantas
Representante Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa.



O QUE É A OLIMPÍADA?
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social (FIS), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A união de esforços do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil visa um objetivo comum: proporcionar ensino de qualidade para todos. A OLP desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

CRAS promove semana de atividades para os idosos

Começa hoje, 23/10, a programação da Semana do Idoso, realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - e pela Secretaria de Promoção e Assistência Social, com o apoio da Prefeitura Municipal de Picuí. 

A realização dessa semana dedicada às pessoas da terceira idade busca cumprir o art. 3º do Estatuto do Idoso que diz que "é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade e à convivência familiar e comunitária".

Quem desejar participar do concurso Miss Terceira Idade, deve fazer sua inscrição no CRAS (bairro Limeira) ou na Secretaria de Promoção e Assistência Social (Centro Administrativo, bairro Monte Santo).

E mais: não perca, nesta terça-feira a palestra sobre Saúde do Idoso no Programa Informativo Municipal com a enfermeira Janaina Almeida, que será transmitido pela Rádio Cenecista AM e pelo blog prefeituramunicipaldepicui.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

TERÇA-FEIRA:
Encontro com os Idosos da Vila de Santa Luzia
Data: 23 de outubro
Hora: 15:00 h
Local: Centro Social da EMEF Macário Zumiro

QUARTA-FEIRA:
Palestra sobre a Saúde do Idoso
Data: 24 de outubro
Hora: 17:00 h
Local: Programa Informativo Municipal - Rádio Cenecista AM

Missa em homenagem aos Idosos
Data: 24 de outubro
Hora: 19:30 h
Local: Igreja Matriz de São Sebastião


Culto em homenagem aos Idosos
Data: 24 de outubro
Hora: 19:00 h
Local: Igreja Congregacional da Assembléia de Deus

QUINTA-FEIRA:
Visita dos Idosos do Grupo de Convivência do CRAS à Pousada dos Idosos
Data: 25 de outubro
Hora: 14:30 h
Local: Pousada dos Idosos

SEXTA-FEIRA
IV Desfile Miss Terceira Idade
Data: 26 de outubro
Hora: 20:00 h
Local: Centro Social Abília César

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FEPETI realiza seminário estadual sobre trabalho infantil em Picuí

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI/PB) vai realizar, nos dias 30 e 31/10, o seminário "Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Enfrentamento ao Trabalho Infantil", no Salão Flor de Mel Recepções, em Picuí.


O evento tem como objetivos realizar uma reflexão sobre os direitos humanos da criança e do adolescente e a busca das garantias no estado da Paraíba; sensibilizar a sociedade a respeito dos prejuízos do trabalho infantil, reconhecendo-o como uma grave violação dos direitos humanos; além de fortalecer a rede de enfrentamento ao trabalho infantil no Estado.

A coordenação do seminário estima reunir 250 participantes que já são membros do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, integrantes de organizações governamentais e não-governamentais, sociedade civil, estudantes e demais interessados. 
O seminário será promovido pelo FEPETI, com o apoio da Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Promoção e Assistência Social, e todas as entidades que compõem o FEPETI/PB: ACNV/SAPÉ; ESSOR BRASIL; AMATRA; Casa Pequeno Davi; CENDAC; CEREST/João Pessoa; CEREST/PB; Colégio Marista Pio X; CEDCA; CMDCA/João Pessoa; COINJU/TJPB; FETAG/PB; IFPB; MPT/PRT; PAMEN; Projeto Beira de Linha; REMAR; Sec. de Ação Social de Cabedelo/PETI; SEE; SEDH; SEMAS/PETI/Campina Grande; SEDES/CREAS/MSE/João Pessoa; SENAI/PB; SRTE/PB; TRT; UFPB.
As inscrições podem ser feita pelo e-mail fepeti.paraiba@gmail, até o dia 28/10/2012.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
DIA 30 de outubro
7h30 às 9h00 – Credenciamento
8h00 – Café da manhã
8h30 – Apresentação Cultural PETI de Picuí
9h30 – Mesa de Abertura
10h30 – Palestra: Trabalho Infantil: desconstruindo imagens e conceitos
Palestrante: Dr. Eduardo Varandas Araruna – Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho 13ª Região
Mediadora: Maria Aparecida Pereira da Silva – Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Medidas Socioeducativas do Município de João Pessoa
11h20 – Debate
12h00 – Intervalo para Almoço
14h00 – Apresentação Cultural – PETI de Cuité
14h30 – Palestra: Trabalho Infantil na perspectiva de grave violação dos direitos humanos da criança e do adolescente
Palestrante: Profa. Maria de Nazaré Tavares Zenaide, Professora da Universidade Federal da Paraíba/Coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos
Mediadora: Sandra Cristina Santos Alves – Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na Paraíba
15h10 – Debate
15h40 – Palestra: A importância da intersetorialidade no enfrentamento ao trabalho infantil
Palestrante: Maria Senharinha Soares Ramalho – Assistente Social Universidade Federal da Paraíba e Coordenadora Estadual do FEPETI
Debatedores: Dra. Maria Edlene Lins Felizardo – Procuradora do Ministério Público do Trabalho 13ª Região, Coordenadora Regional da Coordinfância
Maria Isabel Dantas da Silva – Assistente Social do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de João Pessoa
Mediador: Laerge Thadeu Cerqueira da Silva – Coordenador do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador, do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador
16h10 – Debate
17h30 – Lanche
DIA 31 de outubro
8h00 – Café da manhã
8h30 – Apresentação Cultural – Coral Vozes da Floresta – Nova Floresta/PB
9h00 – Mesa Redonda: Prejuízos do trabalho precoce para a criança e o adolescente
Debatedores: Trabalho Infantil em Cerâmicas – Rachel Mendes Pereira da Silva – Auditora Fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba
Trabalho Infantil Doméstico – Denise Pereira dos Santos – Psicóloga, membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (NUPEDIA/UFPB)
Mediadora: Celiana da Costa Araújo – Coordenadora da Proteção Social Especial/Picuí
10h30 – Debate
12h00 – Intervalo para Almoço
14h00 – Mesa Redonda: Refletindo a execução da política pública na busca de garantias dos direitos de crianças e adolescentes
Debatedores – O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Carmen Lúcia de Araújo Meireles – Gerente Estadual de Proteção Especial/Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano
Protagonismo infanto-juvenil – Patrícia Larrissa de Lima Oliveira – Secretária de Assistência Social de Picuí
Controle Social – Rosinete Veloso Camelo – Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
Políticas Públicas e Orçamento – Procuradora do Ministério Público do Trabalho 13ª Região, Coordenadora Regional da Coordinfância
Mediadora: Ana Valquíria Perouse Pontes – Assistente Social da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba
16h00 – Debate
16h30 – Palestra: Políticas públicas municipais de garantias dos direitos de crianças e adolescentes
Palestrante: Adriana Mary de Carvalho Azevedo – Coordenadora dos Programas Sociais de Picuí
Mediadora: Elisabete Alves da Silva Coutinho – Técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano
16h50 – Debate
17h20 – Lanche
18h00 – Encerramento

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Profissionais de saúde do município participam de capacitação em saúde do trabalhador

 Aconteceu, desde a manhã de quarta-feira, 17 de outubro, no auditório municipal do Centro Administrativo, uma capacitação em saúde do trabalhador para os profissionais de saúde do Município de Picuí. A capacitação, que foi ministrada por técnicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador - CEREST - Campina Grande, teve como foco orientar profissionais de saúde para o fortalecimento da vigilância ligada à saúde dos trabalhadores e integrar todos esses atores, nos mais diversos locais de atuação, para que a secretaria de saúde do município possa identificar os fatores de risco e mapear os principais agravos referentes a este tema.

Participaram da formação cerca de 150 profissionais da saúde, entre Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, as Equipes do Programa de Saúde da Família e profissionais que atendem na Média Complexidade, como CAPS, CEO, Hospital Regional, Centro Municipal de Especialidades e SAMU. Esteve presente ainda o prefeito Buba Germano e a Secretária de Saúde de Picuí Lúcia Xavier.

Durante estes dois dias (17 e 18/10), foram realizadas diversas palestras com técnicos do CEREST e feito o mapeamento e a identificação dos fatores de riscos dos locais de trabalho dos serviços públicos e privados do município.


ESTRÉIA DE JOVEM REPÓRTER

Durante a capacitação, a adolescente Élida Soraya, do PROJOVEM, estreou como repórter do Programa Picuí em Foco fazendo sua primeira reportagem, que foi ao ar nesta quinta-feira (18/10), às 11h, na Rádio Sisal FM. Élida é uma das novas integrantes da equipe do Programa Picuí em Foco.. O Programa está entrando numa nova fase que procura resgatar o caráter jovem de outros anos deste programa e proporcionar formação para novos talentos na área do jornalismo e do entretenimento.

Encontro com gestores e produtores culturais é cancelado

O Departamento de Cultura do Município de Picuí avisa que o Encontro Regional de Planejamento de Cultura que estava marcado para acontecer hoje (19/10), às 15h, no auditório municipal de Picuí, foi cancelado e ainda não tem previsão de nova data de realização. A diretora do departamento agradece a compreensão de todos e assegura deixar os interessados informados de qualquer novidade. 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Departamento de Cultura convoca produtores culturais para encontro regional em Picuí

O Departamento de Cultura do Município de Picuí está convidando todos os "fazedores de cultura", prefeitos, secretários, vereadores, conselheiros, instituições e demais gestores e produtores culturais para participar do Encontro Regional de Planejamento de Cultura que acontecerá, amanhã (19/10), às 15h, no auditório municipal, localizado no Centro Administrativo de Picuí, bairro Monte Santo.

O encontro tem como objetivo discutir a implantação e implementação do Sistema Nacional de Cultura, onde será apresentado o Plano de Trabalho para Implementação do Plano Estadual e Municipal de Cultura. Na oportunidade, a Secretaria de Cultura da Paraíba vai esclarecer dúvidas sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura e como garantir a inserção de atividades culturais no orçamento dos municípios.

Irão participar deste encontro, em Picuí, representantes dos municípios de Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Frei Martinho, São Vicente do Seridó e Cubati. O Departamento de Cultura de Picuí conta com a participação de todos!