"Inicialmente o município de Picuí – PB,
através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto fez a adesão a 3ª edição
da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo
o Futuro - OLP, indicando o Coordenador Pedagógico Marcos Antonio de Farias Dantas como o representante responsável pelo
acompanhamento das atividades relativas à Olimpíada. Após este primeiro passo, foi a vez das
escolas fazerem a sua adesão, participando as escolas municipais: Felipe Tiago
Gomes, Tancredo de Almeida Neves, Severino Ramos da Nóbrega, Ana Maria Gomes,
Tertuliano Pereira de Araújo, Macário Zulmiro da Silva e João Belo Alves e as escolas estaduais: Felipe Tiago Gomes e
Professor Lordão.
Posterior a adesão de
cada escola, os professores passaram a realizar as oficinas, conforme orienta
os cadernos da OLP. Durante os meses de
julho e agosto a Secretaria
de Educação, Cultura e Desporto ofertou aos professores do Ensino Fundamental e
Médio, das redes municipal e estadual a formação continuada: Caminhos para o Ensino da Escrita,
voltada para os professores inscritos na OLP, tendo como formador o Coordenador
Marcos. A formação buscou a reflexão sobre as práticas educativas, com
objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretendeu contribuir para uma prática pedagógica de
melhor qualidade.
No
decorrer da formação, os professores do 5º ano do Ensino Fundamental e de Língua
Portuguesa (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) realizaram as
oficinas, com base no Caderno do Professor – Orientação para
produção de textos,
que apresenta uma sequência didática, organizada em
oficinas, para o ensino da escrita dos gêneros textuais. As atividades
propostas foram realizadas em sala de aula e estão voltadas para o
desenvolvimento da competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de
textos já publicados, linguagem oral, conceitos gramaticais, pesquisas,
produção e aprimoramento de texto dos alunos.
A
aluna Jéssica Lopes da Silva, sob a
orientação da professora de Língua Portuguesa, Renata Santos Silva, produziu uma crônica sobre o tema da OLP “O lugar onde vivo”. Seu texto já passou
por três etapas: Comissão Julgadora Escolar, Comissão Julgadora Municipal e
Comissão Julgadora Estadual. Nesta terceira etapa, ela concorreu com mais de 300 textos de todo o estado da Paraíba,
ficando entre os 04 melhores
(semifinalistas) enviados para quarta etapa, denominada etapa Regional, onde
estarão os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e respectivos
professores.
Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar
as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de
desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a
melhoria da qualidade do trabalho docente. Serão realizados 4 encontros — um
para cada categoria — sob a coordenação técnica do Cenpec reunindo professores
e respectivos alunos semifinalistas.
Nos encontros da etapa regional os alunos semifinalistas
analisarão seus textos com o apoio da equipe técnica responsável pela Olimpíada
e de seus professores. Durante os encontros os alunos semifinalistas
produzirão, com o apoio da equipe técnica responsável pela Olimpíada e de seus
professores, outros textos que serão usados para subsidiar a análise e seleção
dos semifinalistas.
Os alunos semifinalistas e respectivos professores de
todo o Brasil se reunirão em uma capital brasileira, de acordo com a categoria,
conforme quadro abaixo:
Categoria
|
Local
do Encontro
|
Poema
|
Fortaleza
|
Memórias
|
Belo
Horizonte
|
Crônica
|
Curitiba
|
Artigo
de Opinião
|
São
Paulo
|
Agora
é só torcer para que nossa aluna e professora, durante a estadia em Curitiba,
possam expor suas habilidades na produção de textos, leitura, oralidade e
reflexão sobre a língua e a linguagem. Tendo, por conseguinte, a seleção para a
última etapa (Nacional) e a premiação de vencedoras". Parabéns!
Marcos
Antonio de Farias Dantas
Representante
Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa.
O QUE É A OLIMPÍADA?
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o
Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú
Social (FIS), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em
Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A união de esforços do poder
público, da iniciativa privada e da sociedade civil visa um objetivo comum:
proporcionar ensino de qualidade para todos. A OLP desenvolve
ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria
do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.