quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Prefeitura convida para Culto pela Vida


Conclusão de mais um curso de geração de emprego e renda

O curso profissionalizante de Revestimento de Parede, oferecido pela Prefeitura de Picuí, através da Secretaria de Promoção e Assistência Social, em parceria com o CENDAC - Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente - foi concluído esta semana, com carga horária de 200 h/a. As aulas do curso, que teve duração de três meses, aconteciam de segunda à sexta-feira, a partir das 19h, sob a orientação dos instrutores Onaldo de Lima, mais conhecido como Nenê Pintor, e Antônio Isaías.

Nas aulas teóricas, os alunos aprenderam a preparar e negociar uma obra, sabendo fazer o orçamento do material necessário, prever o tempo de serviço e medir todo o espaço da obra. Na prática, os alunos deram cara nova ao Centro Social do Idoso com a pintura do salão principal, aprendendo assim sobre recortes e cores. Realizaram também trabalhos de revestimentos de textura e cerâmica no Estádio Municipal Amauri Sales de Lima.

Muitos dos alunos já estão trabalhando na área e economizando na obra da própria casa. Todos vão receber certificado de conclusão de curso e poder se inserir com qualificação no mercado trabalho, que tem sido bem rentável na área da construção.

Confira as imagens no Centro Social do Idoso:









 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Católicos realizam procissão e rezam pelo III Fórum sobre Drogas

Na noite de segunda-feira (20/08), os grupos do "Terço das Mulheres" e do "Terço dos Homens", da Igreja Católica, conduziram uma procissão pelas principais ruas da cidade com a imagem de Nossa Senhora das Juventudes, rezando pelo III Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó, em Picuí, que terá início na próxima quarta-feira (29/08) e se estenderá até a sexta-feira (31/08).

A procissão saiu da capela de Nossa Senhora de Fátima, no centro, e fez paradas para a oração do terço mariano no Hospital Regional, na Escola Estadual Professor Lordão e no Centro de Convivência Pedro Tomas Dantas (Quiosques), O encerramento foi na igreja de São Sebastião com a adoração eucarística e a benção do Padre Saulo.

III Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas é uma realização da Prefeitura Municipal de Picuí e ONG Tulipa, com o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Banco Santander, Governo do Estado da Paraíba e Governo Federal.

Participe! Faça sua inscrição no site: forumsobredrogas.org

Confira as fotos da procissão:














segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Igreja Católica se une às atividades do III Fórum sobre Drogas

Foram promovidas, neste fim de semana (18 e 19/08), mais duas das atividades que antecedem o III Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas em Picuí, desta vez na Igreja Católica de São Sebastião, no centro da cidade.

No sábado, a partir das 22h, vários jovens participaram da vigília "Deixa Deus Fazer". O grupo permaneceu durante toda a madrugada, na igreja, rezando pelos jovens envolvidos com drogas e pelo bom desenvolvimento do III Fórum sobre Drogas que será realizado na próxima semana,  nos dias 29, 30 e 31 de agosto, pela Prefeitura Municipal de Picuí, parcerios e apoiadores.

No domingo, também à noite, foi celebrada a "Missa pela Vida", com a presença dos jovens e de toda comunidade católica picuiense que receberam a imagem de Nossa Senhora das Juventudes, abençoada pelo papa.

Hoje (20/08), será realizada a oração do terço mariano, em procissão pelas principais ruas da cidade, sob a organização do grupo do "Terço dos Homens", que atualmente é composto por mais de 100 homens. Participe!













Marinha do Brasil visita Picuí

A convite da Prefeitura de Picuí, no último fim de semana (18 e 19/08), a Marinha do Brasil - Capitania dos Portos da Paraíba visitou o município para inspecionar açudes e focos de água da região. Esse tipo de fiscalização é uma das funções institucionais da Marinha, onde são realizados monitoramento e levantamento de dados específicos sobre os municípios.

No sábado, o Capitão-Tenente Marcílio Almeida Marques e a equipe de oficiais que o acompanhava se reuniram com jovens estudantes da área da saúde e do curso pré-vestibular que está sendo oferecido todos os sábados, pelo Governo do Estado, sob a organização da direção da Escola Estadual Professor Lordão, em parceria com a Prefeitura de Picuí, no auditório municipal. Na oportunidade, o Tenente apresentou aspectos da atuação da Marinha do Brasil, como esta se organiza e as formas de ingresso no Serviço Militar Marítimo. Na Marinha, existem vagas para mulheres e homens, de nível médio, técnico, médio-técnico e superior em diversas áreas. Além da entrada por meio de concursos, o ingresso também pode se dar através de processo seletivo para militar temporário, com permanência máxima de oito anos, para quem tem entre 18 e 37 anos de idade.

Na reunião, os oficiais interagiram bastante com os jovens, tirando-lhes as dúvidas mais frequentes e sorteando camisas da instituição. Foram exibidos também vídeos sobre as atividades da Marinha e os cursos que são disponibilizados pelas Escolas da Marinha em todo o país.

Quem desejar conhecer melhor a Marinha do Brasil, poderá acessar os seguintes sites:
João Pessoa - PB:  www.cppb.mar.mil.br - (83) 3241-2805
Natal - RN:  www.com3dn.mar.mil.br - (84) 3216-3024



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Programação das atividades que antecedem o III Fórum sobre Drogas



Acompanhe e participe da programação das atividades que antecedem o III Fórum sobre Drogas para este fim-de-semana:



DEIXA DEUS FAZER 

Data: 18 de agosto de 2012 
Local: Matriz de São Sebastião 
Hora: 22h 
Participação: Banda Misericórdia de Deus 
MISSA PELA VIDA 
Data: 19 de agosto de 2012 
Local: Matriz de São Sebastião 
Hora: 19:30h 
SHOW CATÓLICO: Adaildo Santos e Marcas do Eterno 
Local: Em Frente a Matriz de São Sebastião 
Hora:18h 

NACAD recebe a visita da gerência do Banco Santander

O Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente - NACAD - realizou, durante todo o dia de ontem (16/08), a apresentação do Diagnóstico Municipal da Situação da Criança e do Adolescente de Picuí, apresentações culturais e visita ao Parque Ecológico Cultural Fausto Germano, com a presença da gerência geral do Banco Santander.

Pela manhã, as atividades ocorreram no Centro de Integração da Educação e dos Programas Sociais - CIEPS - bairro JK. O Banco Santander, representado pela gerente geral, Roseli Campos, de São Paulo, e por dois agentes de micro-crédito da Paraíba, teve a oportunidade de conhecer a estrutura física do CIEPS, a situação infanto-juvenil do município, através do Diagnóstico Municipal, e as atividades que vêm sendo desenvolvidas no NACAD, por meio das apresentações de dança (xaxado e hip hop), de música (chorinho e percussão) e de teatro (circense).

O evento contou com a presença do Prefeito Buba Germano, do promotor de justiça Alcides Leite Amorim, da defensora pública da comarca de Picuí Maria de Fátima de Azevedo, da secretária de Promoção e Assistência Social Patrícia Oliveira, da coordenadora dos Programas Sociais Mary Ann de Macedo, da presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente Elma Calado, do presidente do Conselho Tutelar Vicente de Paula, entre outros secretários municipais, toda a equipe da secretaria de Educação, Cultura e Desporto, de Saúde e de Assistência Social, e das crianças e dos adolescentes, mães e familiares, beneficiados pelo NACAD.

À tarde, o prefeito Buba Germano e todos os profissionais envolvidos com o NACAD se reuniram com a equipe do Banco Santander no Parque Ecológico Cultural Fausto Germano, para que pudessem conferir o andamento das obras, especialmente da sede do NACAD, e conhecer melhor o funcionamento deste Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente de Picuí.

Nessa ocasião, Roseli Campos, gerente geral do Banco Santander, demonstrou bastante entusiasmo pelos resultados que o NACAD já está produzindo no município e o desejo de acompanhar o crescimento do programa.

O Banco Santander, por meio do Programa Amiga de Valor, tem apoiado iniciativas e prioridades definidas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, como o NACAD, para a promoção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes de municípios onde as condições de vida e proteção da população infanto-juvenil são mais críticas.

Confira algumas fotos do evento (clique na foto para ampliar):